quarta-feira, 20 de abril de 2016

O seu filho ou aluno tem dificuldade em concentrar-se? Dicas!

Como sabemos muitas crianças tem dificuldades de concentração, originada por vários motivos que podem ir desde a ansiedade, alteração no ritmo de vida, mudança de ambiente, Hiperatividade ou até défice de atenção.
Esta é uma situação muito comum e com a qual muitos professores e pais se deparam, levando muitas vezes aos maus resultados de avaliações.
Partilho convosco 8 dicas, fornecidas pelo psicólogo Jeffrey Bernstein, (e retiradas do SOL) que o poderão ajudar:

1. Tenha consciência: Lembre-se que este tipo de criança muitas vezes se sente diferente das outras.

2. Evite gritar: Ao gritar só o confunde ainda mais, tornando-o mais propício à desconcentração.

3. Mantenha-se calmo, firme e não seja controlador: Esteja tranquilo, não crie expectativas inalcançáveis e tente não dar demasiadas ordens.

4. No caso de ser pai ou mãe, seja proactivo e seja comunicativo com os professores: As crianças desatentas desistem rapidamente quando têm de enfrentar obstáculos. Mantenha-se envolvido na vida escolar do seu filho.

5. Incentive o seu filho/aluno: Ensine-o a desconstruir tarefas complexas noutras mais pequenas e viáveis. As crianças sentem-se mais motivadas ao conseguir pequenas vitórias e fugir a grandes falhanços.

6. Faça listas: Incentive o seu filho/ aluno a fazer uma lista de tarefas. É estimulante para uma criança ‘riscar’ as tarefas já cumpridas.

7. Ajude, mas não faça por ele: Ajudar demasiado uma criança a concluir um problema difícil pode fazê-la sentir-se bem, mas não está a ajudá-la verdadeiramente.

8. Promova a auto-estima do seu filho/aluno: A maioria das crianças desatentas sente-se inferior aos outros. Demonstre ao seu filho não só que gosta dele, como acredita nele.


Sem comentários:

Enviar um comentário