quinta-feira, 14 de abril de 2016

Desigualdade no Bem estar das Crianças

Como se sabe, e infelizmente, nenhum país consegue oferecer as mesmas igualdades e bem estar ás suas crianças quer a nível de rendimentos, educação, saúde e até mesmo satisfação de vida.

É hoje divulgado o relatório da UNICEF: "Equidade para as crianças: uma tabela classificativa das desigualdades no bem-estar das crianças nos países ricos", que pretende dar resposta à questão "Até que ponto as crianças dos países desenvolvidos, sobretudo as que se encontram numa situação mais desfavorecida, estão a ficar para trás?".

Neste relatório estão a ser analisadas quatro áreas: saúde, educação, rendimento familiar e satisfação com a vida, sendo que Portugal se encontra a meio do ranking geral ocupando o 19º Lugar de 41 países analisados, ficando atrás dos E.U.A e á frente da Islândia, sendo a Dinamarca a ocupar o topo da tabela.

Portugal destaca-se ainda pela positiva no que se refere ás disparidades na Saúde, ocupando o 7º Lugar, já no que concerne ás disparidades de rendimentos, encontramos o nosso país quase no final do ranking, ocupando a 33ª posição, sendo a diferença de uma criança pobre em relação a uma criança de classe média de mais de 60%. Nesta área é a Noruega o país menos desigual sendo a diferença de apenas 30%, menos de metade do em Portugal.

Relativamente aos dados anteriores (2013) as disparidades de rendimento aumentaram, especialmente nos países do sul da Europa, tornando-se mesmo um caso muito preocupante.

No que consiste à Educação, Portugal ocupa o 19º lugar do ranking, dos 37 países analisados. representando uma melhoria relativamente a dados anteriores.






Sem comentários:

Enviar um comentário