“O segredo está no professor. Temos total confiança e este tem total liberdade”, Alexandre Henriques
1. Usar mais projetos nas aulas
“Os projetos são desenvolvidos sem o envolvimento tão direto do professor, em que os alunos aprendem não só o conteúdo, mas a gerir um plano e lidar com erros”
2. Foco na produção de conteúdo pelos alunos
“No modelo tradicional de ensino, quem mais aprende é o professor. Na Finlândia é o aluno quem tem de encontrar conteúdo, e o professor tem que saber qual o objetivo da aula.
3. Repensar o papel da avaliação
“A avaliação está presente, mas os alunos avaliam-se a si, avaliam os colegas, e o professor avalia os resultados dos projetos”. “Ao reduzir o número de testes (formais) e avaliar mais trabalhos em grupo e atividades diferentes, os professores têm uma matriz do desempenho do aluno, e não apenas os testes”
4. Desenvolvimento de habilidades do século 21
“São desenvolvidas competências do século 21, como comunicação, pensamento crítico e empreendedorismo”
5. Intervalos mais frequentes entre as aulas
A Finlândia adopta aulas de 45 minutos seguidas de 15 minutos de intervalo na educação básica – prática “Tira a tensão de ficar tantas horas sentado”.
6. Cultivar elos com a vida real e empresas
Interagir com empresas e realidades da população
7. Formação mais prática e valorização do professor
“Há uma valorização cultural do professor na Finlândia, semelhante à de outras profissões. O salário é equivalente e as condições de trabalho dão bastante tempo para o planificar as aulas”.
Fonte: http://www.comregras.com/
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