Com sondagem das fases de aquisição da escrita dos seus alunos, você pode desenvolver uma série de atividades que auxiliam no confronto e avanços das hipóteses de escrita dos alunos.
Aqui estão algumas sugestões:
ESCRITA PRÉ-SILÁBICA:
-Iniciar pelos nomes escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes;
-Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita;
-Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
-Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
-Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;
-Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
-Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alunos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (anúncios, títulos,palavras conhecidas);
-Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras, registando-as.
ESCRITA SILÁBICA:
-Fazer listas e ditados variados (de livros de histórias, nomes de animais);
-Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita;
-Ditado de palavras do texto;
-Análise oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto.
-Lista de palavras com a mesma silaba final ou inicial;
-Escrever palavras dado a letra inicial;
-Ligar desenho a primeira letra da palavra;
-Usar jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas, caça-palavras);
-Organizar supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas,diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;
-Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias,pesquisas, canções, lengalengas e trava-línguas.
-Produção de textos, ditados, listas.
ESCRITA SILÁBICA-ALFABÉTICA:
-Ordenar frases do texto;
-Completar frases, palavras, sílabas e letras das palavras do texto;
-Dividir palavras em sílabas;
-Formar palavras a partir de sílabas;
-Ligar palavras ao número de sílabas;
-Produção de textos, ditados, listas.
ESCRITA ALFABÉTICA:
-Investir em conversas e debates diários;
-Possibilitar o uso de estratégias de leitura, além da descodificação;
-Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem;
-Produção coletiva de diversos tipos de textos;
-Análise linguística das palavras;
-Reescrita de texto(individual / coletiva);
-Revisão de texto;
-Atividades de escrita: complete, enigma, stop, cruzadinha, caça-palavras;
-Copiar palavras inteiras;
-Contar número de letras ou palavras de uma frase;
-Pintar intervalos entre as palavras;
-Completar letras que faltam de uma palavra;
-Ligar palavras ao número de letras e a letra inicial;
-Circular ou marcar letra inicial ou final;
-Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou palavra-chave.
Texto adaptado da Fonte: http://cantinhoprodihene.blogspot.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário