quinta-feira, 28 de abril de 2016

DICA: Como ensinar uma criança a gostar de Museus

Especialista (Heather Greenwood Davis, do Family Time) dá dicas para transformar passeios considerados chatos pelos jovens em experiências culturais significativas.

"Algo de estranho acontece conosco quando nos tornamos pais: nós esquecemos o quanto pode ser chato “o pensamento adulto”.
Quando eu era criança, a ideia de passar horas num museu ou galeria de arte já era o suficiente para me fazer fechar a cara. E, atualmente,  encontro-me com os mesmos argumentos de “devemos ir para o museu” para os meus próprios filhos e, em seguida, me vejo ssurpreendida por eles não ficarem empolgados com a proposta.
Mas, depois de dezenas de visitas a museus e uma diminuição no número de reclamações, acho que encontrei alguma dicas. Encoraje seus filhos a aprender ao longo da vida com estes cinco truques:

1. Leve em conta o que eles querem
Muitas vezes, nós, pais, começamos levando nossos filhos aos museus que estão perto de nossas casas, em vez de procurar os que despertem mais interesse deles. Começando a partir dos interesses e gostos dos seus filhos, irá garantir que eles queiram fazer o passeio, pelo menos ao princípio.


2. Repense como vai ser a visita ao museu
Paredes, tecto, portas… Tudo isso é para ser levado em conta quando você está procurando uma experiência museológica. Hoje em dia, arte pode ser encontrada nos mais diversos lugares. Pense nos murais de arte, uma caminhada para ver os monumentos construídos, ou nas exposições ao ar livre.
Deixe o seu filho adolescente tirar selfies durante a visita.

3. Mantenha a visita interativa
É a maneira infalível de tocar o coração das crianças, mas exposições interativas deixarão as crianças maiores (e os pais) entretidos, também. Muitos de nós, jovens e menos jovens, aprendemos melhor através do toque, de jogos e de atividades. Procure por museus que incentivem à interação.
Os centros de ciência são sempre um sucesso com as crianças.

4. Comece enquanto eles ainda são jovens
Você não tem que estar na Itália – ou em qualquer outro país estrangeiro – para fazer uma visita a um museu.
Museus também podem ser incríveis experiências de ensino para as crianças mais velhas começarem a compreender alguns aspectos não tão positivos da humanidade.

5. Vá embora cedo
Este é o segredo para qualquer coisa. Deixe ser eles próprios a acharem que terminou a visita cedo demais.
Qualquer espaço se torna aborrecido quando você fica muito tempo nele. E quem quer voltar a um espaço quando você já esgotou todas as atividades que ele oferece?
Faça a você mesmo esse favor e não tente percorrer todo o museu em uma única tarde. Escolha algumas exposições e siga em frente muito antes das crianças pedirem isso."

Texto adaptado e traduzido do original em Inglês " How to Raise a Museum-Loving Kid", da National Geographic


Sem comentários:

Enviar um comentário