domingo, 24 de abril de 2016

25 de abril de 1974 - Mais que um dia... Uma história de Liberdade!

25 Abril de 1974, para muitos mais uma data, para outros uma verdadeira história de liberdade e de mudanças num Portugal marcado pela Ditadura.
Muitos quiseram apagar esse dia das nossas memórias mas, uma vez mais foi o povo quem ordenou e o 25 de abril passa novamente a ser feriado nacional.
Mas, o que foi realmente o 25 de abril de 1974? Muitos não sabem! Muitos não querem saber! Muitos pretendem apagá-lo! Mas, as nossas crianças, os nossos jovens precisam saber o que foi! Foi um dia, em que a Liberdade VENCEU!

Assim sendo, deixo aqui fica uma breve explicação do dia da Revolução dos Cravos, do dia em que em vez das armas estarem carregadas com balas, estavam carregadas com cravos nos seus canos! Cravos Vermelhos!
Esta foi uma maneira do povo português se manifestar contra o Governo de Marcelo Caetano, que seguindo a politica de Salazar transformou o país numa Ditadura, num país sem Liberdade, em que as pessoas não se podiam exprimir nem lutar pelos seus direitos durante quase 50 anos.
Desta forma, o povo, representado através das forças militares sob o comando de Salgueiro Maia, saíram de Santarém durante a noite, após uma senha na rádio (a música "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho), seguindo em direcção a Lisboa (mais concretamente para o quartel do Carmo onde se encontrava Marcelo Caetano).
A estas forças militares rapidamente se juntou a população sem medo de lutar pela Liberdade.
Cravos vermelhos foram distribuídos e colocados nos canos das armas, tornando esta revolução também conhecida como Revolução dos Cravos!
Outra das Músicas célebres que marca este dia é "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso.
Partilho aqui um pequeno video sobre a história da nossa Liberdade (no qual constam as duas músicas acima referidas)! Liberdade pela quais jamais podemos deixar de Lutar!










Sem comentários:

Enviar um comentário