sábado, 9 de abril de 2016

A importância das atividades extra curriculares no desenvolvimento da criança

Apesar de muitos acharem que as crianças já passam demasiadas horas na escola, decidi publicar algo relativamente a esse assunto.
Está mais do que provado que é desde pequenos que se deve implementar outras atividades para o desenvolvimento da criança, visto as suas capacidades de aprendizagem nessa idade.
Apesar das crianças passarem mais tempo na escola também acabam por desenvolver outras aptidões e outros domínios cognitivos.
Recentemente surgiu a notícia de uma atividade na região centro de Portugal que reúne mais de 3000 crianças divididas por mais de 24 escolas, as Escolíadas.
Esta é uma olimpíada que reúne atividades no ramo das artes (música, dança, teatro e artes plásticas).
Apesar da notícia ser recente, este evento já começou no ano de 1989 com a competição penas a ser realizada nas escolas do distrito de Aveiro.
Na opinião de Cláudio Pires, presidente da associação cultural responsável pela organização das Escolíadas, pretende-se com isto "incluir a arte na educação e dinamizar o desenvolvimento artístico".
Para Conceição Limas, professora na escola Jaime Magalhães de Lima (Esgueira), as crianças "acabam também por encontrar uma realização que não encontram noutros saberes académicos" e refere mesmo que "vários alunos que, por força desta envolvência nas Escolíadas, até conseguiram motivar-se mais na escola, melhorando as suas notas".
A professora refere ainda que "o que lhes dá prazer é sentir que o trabalho que desenvolveram ao longo de meses acaba por ser reconhecido".

Este é um exemplo da importância deste tipo de atividades no desenvolvimento da criança, e não podemos deixar de referir que as crianças podem aprender "brincando", sendo um dos princípios destas atividades. Infelizmente, muitos professores do 1º Ciclo e 2º Ciclo não o entendem, assim como também estão tão habituados aos seus horários (entrar ás 9h e sair ás 15h30m) que não permitem a realização destas atividades por Técnicos das AEC's, pensando apenas no seu bem estar em vez do bem estar das crianças! 





Sem comentários:

Enviar um comentário