quarta-feira, 13 de abril de 2016

Mercado de Trabalho prefere contratar pessoas com baixas qualificações

O mercado de Trabalho, na hora de contratar, opta por pessoas com baixas qualificações.
O assunto não é novo e não me surpreende, pois eu próprio já tive essa experiência (ser licenciado e na hora de escolher o candidato dão prioridade aos de ensino vocacional ou profissional).
Pois bem... infelizmente ser licenciado em Portugal não é uma vantagem. Em primeiro lugar existem licenciados a prestar serviços a receber o ordenado mínimo e muitas vezes a recibos verdes. As empresas de recrutamento, excluem a maioria dos licenciados e não pagam o verdadeiro salário. Sem falar nos centros de emprego, em que constantemente vemos ofertas absurdas que nem deviam ser permitidas naquela entidade.
Outro exemplo são os municípios que contratam pessoal para funções técnicas específicas com o 12º ano, quando supostamente deveriam contratar qualificados com licenciatura.
Tudo se entende... Do ponto de vista dessas entidades. E porquê? Claro está... Pagam um valor inferior.
Então do que adiante uma pessoa licenciar-se? Apenas vejo uma única vantagem... o conhecimento!

Esta notícia vem a propósito do estudo que será apresentado hoje sobre o valor atribuído pelos portugueses à Educação. Não se surpreenderão quando vos disser que 68% dos inquiridos afirma que "O mercado de trabalho existente não potencia a necessidade de melhores qualificações".
A maioria dos inquiridos ainda afirma que "as qualificações escolares detidas são suficientes, atendendo ao que lhes é exigido pelo trabalho que realizam", isto quando cerca de 63% dos inquiridos não detêm sequer o 12º ano.

Surpreendidos?!



Sem comentários:

Enviar um comentário