domingo, 7 de agosto de 2016

Os 10 princípios básicos de Montessori (para usar com seu filho em casa e na vida)

Numa escola com base no modelo de Montessori há alguns princípios fundamentais:
  • “Seguir a criança” Este é o princípio mais importante e deve seguir-se a criança em qualquer idade, devemos respeitar e honrar o interesse e a necessidade de cada uma de nossas crianças.

  • Dar seu filho liberdade de explorar em espaços os fechados ou abertos da mesma forma, sempre que for seguro e utilize esta liberdade de maneira positiva.
  • Dar a seu filho a oportunidade de usar as mãos tanto quanto seja possível. Seu filho deve estar exposto a todas as experiências concretas que tenham a ver com o uso de suas mãos para depois chegar a abstração de conceitos.
  • Promover todas as possibilidades para que seu filho possa nas rotinas da casa: regar as plantas, lavar a louça, arrumar brinquedos, organizar sua mochila, servir-se e comer apenas com a ajuda necessária, encher seu próprio copo para beber água. E se for maior, pode responsabilizar-se por alguma tarefa da família. Estas oportunidades promovem a a coordenação, a concentração, o sentido de ordem, a responsabilidade, a noção dos cuidados pelo bem estar comum, a independência e no aspecto cognitivo, preparam a mente matemática e apoiam o desenvolvimento da linguagem.

  • Dispor de utensílios adequados ao tamanho da criança, objetos para pequenas mãos , quando são pequeninos. Guarde-os em local onde teu filho possa ter acesso, para que possa usá-los na medida da sua necessidade (copo, prato, talheres, pequenos recipientes para os bolachas, jogo americano).
  • Não interromper os “ciclos de trabalho” de seu filho – suas brincadeira ou jogos. Dar oportunidade de ir construindo a períodos cada vez maiores de concentração.
  • Mostrar-lhe “como”. Quando não souber como usar algo faça uma demonstração com sequência de passos .Use movimentos lentos e precisos.

  • Que o ambiente que o rodeia seja organizado e atrativo. A ordem externa promove a a ordem interna e o desenvolvimento da inteligência.
  • Quando for falar com seu filho aproxime-se dele, baixe-se, mantenha o contato visual, fale num tom de voz apropriado. Quando as pessoas se olham nos olhos a verdadeira comunicação se estabelece.
  • Lembre-se sempre do que diz Montessori : “Ajuda-me a fazer sozinho!” Esta é a máxima que pode representar a essência do Sistema Montessori, ajudar a criança na medida certa . Deixá-la fazer sozinha o que é capaz . Segui-la e instigá-la a percorrer novos caminhos, apoiando quando for preciso, respeitando em cada um o seu próprio ritmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário