Durante os últimos anos muito se tem falado do poder do jogo e das atividades práticas no contexto de aprendizagem e como contribui para a mesma.
Esta "gamification" tem como objetivo principal o uso de jogos de forma a ajudar na concentração para atingir determinado objetivo.
Assim sendo:
- desperta ainda o interesse na matéria;
- contribuí para a participação grupal/individual;
- desenvolve a autonomia;
- aumenta a criatividade;
- promove o diálogo entre participantes;
- entre outras, com o objetivo comum de resolver a situação/problema.
Mas enganam-se aqueles que acham que para este tipo de "gamification" se utilizam jogos já construídos. Muito pelo contrário... O mais importante é a construção/ elaboração de raiz dos "nossos" próprios jogos.
Assim sendo, devemos explorar diversas dinâmicas em sala de aula envolvendo o aluno na criação desse jogo, contribuindo para um maior interesse por parte da turma.
Assim sendo, e resumidamente, esta "gamification" leva a que as aulas se tornem mais atrativas, contextualizadas e produtivas para os alunos, promovendo:
- A interatividade;
- o trabalho em grupo;
- a linguagem técnica/ tecnológica/ científica;
- a resolução de problemas;
- o alcance de objetivos.
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