sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O poder do jogo na educação e na aprendizagem

Durante os últimos anos muito se tem falado do poder do jogo e das atividades práticas no contexto de aprendizagem e como contribui para a mesma.
Esta "gamification" tem como objetivo principal o uso de jogos de forma a ajudar na concentração para atingir determinado objetivo.
Assim sendo:

  • desperta ainda o interesse na matéria;
  • contribuí para a participação grupal/individual;
  •  desenvolve a autonomia;
  •  aumenta a criatividade;
  • promove o diálogo entre participantes;
  • entre outras, com o objetivo comum de resolver a situação/problema.


Mas enganam-se aqueles que acham que para este tipo de "gamification" se utilizam jogos já construídos. Muito pelo contrário... O mais importante é a construção/ elaboração de raiz dos "nossos" próprios jogos. 

Assim sendo, devemos explorar diversas dinâmicas em sala de aula envolvendo o aluno na criação desse jogo, contribuindo para um maior interesse por parte da turma. 

Assim sendo, e resumidamente, esta "gamification" leva a que as aulas se tornem mais atrativas, contextualizadas e produtivas para os alunos, promovendo:

  • A interatividade;
  • o trabalho em grupo;
  • a linguagem técnica/ tecnológica/ científica;
  • a resolução de problemas;
  • o alcance de objetivos.







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