Numa Era em que as novas tecnologias dominam (que no meu ponto de vista cada vez se tornam mais agressivas para as crianças), é cada vez mais importante ensinarmos técnicas de relaxamento que possam acalmar as nossas crianças.Por isso mesmo deixo aqui hoje algumas técnicas que podem colocar em prática facilmente.
- Técnica do Balão: Para esta técnica necessitamos apenas de vários balões coloridos e um espaço mais ou menos amplo. Com o primeiro balão devemos deixar a criança soprar até explodir (o que a irá assustar). De seguida com um novo balão devemos pedir à criança que o encha lentamente e que vá controlando a sua respiração lentamente. Após o enchimento do balão a criança deve imaginar-se sendo o próprio balão, e que há medida vá respirando como se fosse o próprio ar do balão a sair do mesmo.
- Técnica da flor/árvore: Aqui pedimos à criança que se ajoelhe e que imagine que é uma pequena semente que está sendo plantada. Com música relaxante vamos pedindo à criança que se vá levantando lentamente como se fosse a árvore/ flor a crescer.
- Técnica da Garrafa: Enchemos uma garrafa com água, e colocamos um pouco de silicone liquido para dar alguma densidade à agua, deitando por fim algumas purpurinas no liquido. Após finalizado a criança deve agitar a garrafa e ao som de uma melodia calma deve observar o movimento colorido das purpurinas até as mesmas pararem por completo. Devemos ainda explicar no fim do exercício que as purpurinas são as suas emoções que no início estão agitadas e que lentamente se vão acalmando.
- Técnica das Mandalas: Talvez esta seja a técnica mais comum no entanto, importa salientar que pintar mandalas favorece o relaxamento, a reflexão, a capacidade de concentração e a habilidade criativa.
- Técnica da Vela: Para esta atividade necessitamos apenas de uma vela. No inicio devemos acender a vela e colocá-la junto da criança que deverá soprar para a mesma se apagar. De seguida voltamos a acender a mesma vela e pedimos á criança que mais afastado da mesma vá respirando e verificando os movimentos que a chama da mesma faz, sem a apagar.
Já praticou alguma? Então porque não fazer hoje mesmo uma delas e ver o resultado final mas, tome em atenção que cada criança é uma criança individual e o que resulta com uma poderá não resultar com outra.
Sem comentários:
Enviar um comentário