sábado, 9 de julho de 2016

Expressão musical contribui para o processo de leitura e escrita

Já venho a defender à algum tempo que a música é de extrema importância para o processo de aprendizagem das crianças. Apesar de muitas escola oferecerem no pré-escolar e no 1º ciclo Música através das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), infelizmente apenas oferecem, no máximo, 2horas/semanais. 
Este ano tive a experiência de leccionar música (expressão musical) a turmas do 1º ciclo, e foi sem sombra de dúvida muito positivo, tanto para mim, como para os alunos. Mas, infelizmente 1 a 2 horas semanais pouco dá para produzir algo.



Recentemente um estudo da Universidade de Northwestern (E.U.A), vem comprovar esta teoria.


"Crianças de 9 a 10 anos foram divididas em dois grupos: o primeiro teve lições de música por dois anos e o segundo, nenhum contato escolar com a disciplina. Após o período, os cientistas descobriram que aquelas que aprenderam a cantar e a tocar instrumentos tiveram melhor desempenho em leitura e em escrita. Elas conseguiam distinguir sons com mais facilidade que as demais e não tinham dificuldade de concentração em ambientes agitados.

Além disso, a música é um excelente incentivo à linguagem, por auxiliar na aquisição de vocabulário. Até a interpretação de texto é beneficiada pelo contato com as canções. “A memória operacional se desenvolve e faz com que a criança escute uma música e preste atenção ao que está sendo cantado. Ela consegue absorver a mensagem e o sentimento transmitido. Esse mesmo processo é encontrado ao ler um livro, que exige a concentração para dar significado à história”, explica o neurologista. Acredite: até o aprendizado de matemática é auxiliado, considerando que os números são símbolos, assim como as notas musicais."




Afinal a música não serve apenas para ocupar tempo livre das crianças como muitos país e professores tendem a afirmar, desvalorizando a mesma.



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