quinta-feira, 14 de julho de 2016

Dicas para incentivar as crianças a ler

Em período de férias muitos são os pais e educadores que gostariam que as crianças dedicassem um pouco do seu tempo à leitura. No entanto, nem todas as crianças têm interesse em ler, e uma das coisas que nunca deve fazer é obrigar a criança a ler, pois as mesmas começam a ter um certo "ódio" pelos livros. As crianças devem ler espontâneamente.
Segundo a escritora e pedagoga Celina Bragança, "A experiência de diálogo com a leitura multiplica possibilidades e faz com que as crianças tomem emprestadas as experiências e os sentimentos dos personagens".



Aqui ficam algumas dicas, retiradas do texto de Mariana Bueno para a Bolsa Mulher:

- Componha o espaço de leitura com recursos lúdicos. Caixas com tecidos de várias texturas, chapéus de várias formas e cores, instrumentos que convidem à sonoplastia ou à criação de enredos, tudo isso conspira para que os leitores se envolvam com as histórias, recriando-as depois de ouvir contações ou observar ilustrações dos livros.

- Deixe livros acessíveis em vários pontos da casa. Entre uma brincadeira e outra, ou ao parar para descansar ou pensar, a criança pode ser atraída por um livro que esteja por perto e encantar-se pela leitura.



- Procure expor os livros na sala ou biblioteca como se fossem brinquedos coloridos, mesclando-os com peças interativas, para que possam chamar a atenção. Em se tratando de crianças, uma opção é intercalar fantoches ou pequenos bonecos como se estivessem saindo dos livros.

- Quanto mais leve e colorido o ambiente, com muita luz natural, se possível, melhor será o efeito. O espaço de leitura deve acolher e convidar à fantasia. Utilize detalhes nas paredes, como quadros ou painéis, e, principalmente, móbiles com múltiplas referências a histórias marcantes.

- Não se esqueça: a formação do leitor é um processo contínuo e dificilmente acontece sem mediação, ou seja, sem a participação de um adulto leitor, capaz de fazer brilhar os olhos de quem está por perto. Por isso, leia sempre, conte histórias, compartilhe experiências de leitura, transforme suas histórias em narrativas, em poesias ou músicas. Faça da palavra o caminho pelo mundo e convide andarilhos para seguirem com você.


Sem comentários:

Enviar um comentário