quinta-feira, 5 de maio de 2016

Inauguração de 2 parques infantis no estabelecimento prisional de Tires

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, presidiu à inauguração de dois parques infantis para as crianças residentes na Casa das Mães do Estabelecimento Prisional de Tires.

Esta iniciativa surge no âmbito de um protocolo de colaboração entre a direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais e a fundação Benfica para a prevenção criminal e a reinserção social.
Perante as mães reclusas e seus filhos, os guardas prisionais, e os voluntários da Fundação que vão acompanhar as crianças, Francisca Van Dunem afirmou a importância de envolver a sociedade civil em parcerias destinadas à ressocialização.

Ressocializar com a sociedade civil

«A visão genuinamente ressocializadora que queremos imprimir ao sistema prisional português tem de passar necessariamente por aqui, por uma parceria social entre Estado e sociedade civil que seja, ela própria, estimulante e conciliatória», disse a Ministra.

«O sistema prisional dum Estado de direito democrático e social não se pode fechar sobre si próprio, e é precisamente na comunidade que devemos buscar força e alento para não contemporizar com as lógicas e os discursos de desânimo e do esquecimento», acrescentou.

Com 430 mulheres reclusas, o Estabelecimento de Tires acolhe, desde 2000, a Casa das Mães, um espaço onde estas mulheres podem manter os seus filhos até aos três anos de idade e, nalguns casos, até aos cinco.

Francisca Van Dunem destacou a importância deste projeto para o desenvolvimento das crianças, que acabam por acompanhar as suas mães num processo de clausura difícil de atravessar.

A Ministra fez ainda um apelo geral a toda a sociedade civil que se queira juntar ao Ministério da Justiça e ao sistema de execução de penas, «para que se mobilize neste genuíno e desafiante desígnio, que pode ser - por vezes - muito difícil, mas que é o único que, neste contexto, é verdadeiramente redentor».


Fonte: http://www.portugal.gov.pt/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário