quarta-feira, 1 de março de 2017

Algumas Dicas para nos ouvirem sem subir o tom de voz!

Muitas vezes necessitamos aumentar o nosso tom de voz e até mesmo falar altíssimo para nos conseguirem ouvir, sendo eu próprio também a fazer isso, no entanto existem outras maneiras que podem funcionar melhor do que aumentar o tom de voz... Aqui ficam algumas dicas (para uns funciona para outros nem por isso):



Dica 1: Conseguem ouvir?
Escolher um instrumento de percussão como um triângulo, um tambor ou uma pandeireta. 
Peça que os alunos levantem a mão se conseguirem ouvir o som que ele emite. Vá tocando e diminuindo progressivamente seu volume até que fique quase imperceptível. O objetivo é centrar a atenção dos alunos através da audição.

Dica 2: Segue-me!
Diga aos alunos que, quando eles estiverem distraídos, você mandará um sinal que apenas os que tiverem atentos conseguirão ver. O sinal pode ser um gesto como tapar um olho ou acariciar a própria cabeça, desde que não emita nenhum som. Com isso, captará a atenção do grupo através da linguagem corporal e consciência do ambiente ao redor.

Dica 3: Recitar um poema
Ensine aos alunos um poema fácil e peça para que eles decorarem. Quando estiverem dispersos, comece a recitá-lo em voz alta até que toda turma o acompanhe. Assim, você retomará a atenção da turma com o som e a repetição conjunta.

Dica 4: Fechar os olhos e respirar
Coloque uma música tranquila e peça para os alunos taparem os olhos e respirarem fundo acompanhando a melodia. Sugira que eles percebam o movimento de entrada e saída do ar pelo corpo. Quando estiverem mais calmos, peça para que abram os olhos e retome a aula.



Sem comentários:

Enviar um comentário