quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Sugestões de como preparar as crianças para o primeiro dia na escola

Se para algumas crianças entrar na escola primária é um momento excitante e de alegria, para outras acaba mesmo por se tornar um momento bastante complicado, pois muitas crianças tendem a ter receio da escola logo no primeiro ano, pois se por um lado teem receio do desconhecido por outro teem medo da separação dos pais.

Mas este é um momento bastante importante na vida de qualquer criança.

Deixo aqui algumas sugestões de como preparar a criança para este seu novo ciclo de vida:

- Em primeiro lugar deve preparar, aos poucos, a criança para a entrada na escola. Deve ir falando das suas experiências na escola, através da divulgação momentos marcantes e a importância que a escola teve para si, pois as crianças adoram histórias. Isto irá ajudar a que a criança crie espectativas positivas;

- Se existirem crianças mais velhas em casa, as mesmas devem participar em conversas animadas sobre a escola;



- Apresentar a escola à criança. É importante que antes do primeiro dia de aulas a criança vá conhecer a escola e toda a composição da mesma (especialmente os espaços de recreio). Isto dará uma percepção diferente à criança, uma vez que poderá visualizar que na escola também existem espaços de recreio e animação;

- Começar aos poucos a criar rotinas estratégicas. Neste caso deverá criar atividades e jogos lúdicos para a criança começar a perceber como é a entrada na escola. Por exemplo, porque não brincar "às escolas"?!


Para além destas atividades poderá também entrar em contato com alguns futuros colegas da criança, para no primeiro dia de aulas a mesma já ter uma certa proximidade com alguém e não se sentir sozinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário